Atributos que afetam a decisão de compra dos consumidores de carne bovina

Autores

  • Gustavo Quiroga Souki Universidade do Algarve
  • German Torres Salazar
  • Luiz Marcelo Antonialli Universidade Federal de Lavras
  • Cláudia Aparecida Pereira

Palavras-chave:

marketing, comportamento do consumidor, agronegócio

Resumo

O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de identificar os fatores que afetam a decisão de compra dos consumidores de carne bovina de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa descritiva a partir de um levantamento do tipo survey, com base em um corte transversal, com variáveis quantitativas, totalizando 400 entrevistas pessoais nos pontos de venda, utilizandose questionários estruturados apenas com questões fechadas. Verificou-se que a higiene, o odor, a aparência, a ausência de resíduos, ser saudável, ser fresca, ser saborosa, ser macia, a cor e ser nutritiva são as variáveis consideradas mais importantes pelos consumidores na sua decisão de compra. Além disso, observou-se que o sexo, a idade, o estado civil, a renda familiar, o nível de escolaridade e o tempo dedicado ao trabalho afetam as decisões de compra dos consumidores.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

SOUKI, G. Q.; SALAZAR, G. T.; ANTONIALLI, L. M.; PEREIRA, C. A. Atributos que afetam a decisão de compra dos consumidores de carne bovina. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 5, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/238. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos