O perfil de clientes de um shopping center: um estudo exploratório com consumidores do interior

Autores

  • Daniela Meireles de Andrade Universidade Federal de Lavras
  • Josmária Lima Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Marcelo Antonialli Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

shopping center, satisfação, estatística multivariada

Resumo

Este estudo foi realizado em uma cidade do interior de Minas Gerais, para conhecer o perfil e os hábitos dos seus consumidores. A pesquisa é inovadora ao abordar como cliente o cidadão de uma cidade interiorana. O objetivo deste trabalho foi identificar grupos de consumo considerando a satisfação e o perfil sócio-econômico. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário fechado a uma amostra probabilística, aleatória e estratificada da população da cidade em estudo, resultando um total de 500 questionários. A tabulação e o processamento dos dados foram realizados por meio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS) v. 10.0. As análises dos dados foram feitas com a utilização da estatística descritiva e multivariada (cluster e discriminante). Também foram utilizados outros recursos proporcionados pelo Software SPSS, como tabulação cruzada e freqüência. Como resultado formaram-se três grupos de consumidores, denominados a) freqüentadores esporádicos, formados por pessoas com baixo poder de renda e que freqüentam poucas vezes o estabelecimento e apresentam dificuldades para avaliar o shopping; b) freqüentadores regulares, são consumidores com poder médio de renda, que freqüentam pelo menos duas vezes por mês e são capazes de avaliar a qualidade dos serviços e produtos do shopping e c) freqüentadores assíduos, os que apresentam poder de compra mais elevado e maior freqüência no estabelecimento, sendo classificados como críticos e detalhistas. Os fatores que discriminaram os grupos foram: cinema, recreação, grifes, segurança, limpeza, música ao vivo, eventos, praça de alimentação e propaganda do shopping.

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Publicado

2011-04-18

Como Citar

DE ANDRADE, D. M.; DE OLIVEIRA, J. L. R.; ANTONIALLI, L. M. O perfil de clientes de um shopping center: um estudo exploratório com consumidores do interior. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/222. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos