CONSTRUÇÃO DO MERCADO DE CAFÉ FAIRTRADE NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS

Autores

  • Rafael Pazeto Alvarenga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Nilson Antonio Modesto Arraes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Estratégias, Grupos de interesse, Cafeicultura familiar, Problemas, Oportunidades

Resumo

O presente artigo objetiva caracterizar as ações voltadas ao mercado brasileiro de café certificado Fairtrade. Atinge tal objetivo através da descrição das estratégias voltadas ao mercado interno dos stakeholders da cafeicultura certificada Fairtrade no Brasil. Isso é feito em um cenário onde existem: i) insuficientes pesquisas que abordam sobre mercado brasileiro de café Fairtrade; ii) elevação do consumo de cafés especiais no Brasil; iii) saturação do mercado externo de café certificado Fairtrade. Para tal, o artigo foi concebido mediante aplicação de entrevistas e questionários junto aos principais stakeholders da cafeicultura certificada Fairtrade no Brasil. A falta de estratégias coletivas para divulgação do café Fairtrade no Brasil é o principal entrave para o consumo do produto no mercado interno.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

ALVARENGA, R. P.; ARRAES, N. A. M. CONSTRUÇÃO DO MERCADO DE CAFÉ FAIRTRADE NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 22, n. 2, p. e1613, 2021. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1613. Acesso em: 19 abr. 2024.