IMPACTO DE FATORES DE MERCADO NOS RETORNOS DE PREÇOS AGRÍCOLAS

Autores

  • Janaina Ottonelli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Taís Cristina Grings Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Paulo Sérgio Ceretta Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Em 2014 os produtos primários representaram quase a metade das exportações brasileiras. O setor agropecuário foi o setor
responsável pela maior parte deste resultado, devido principalmente ao aumento da produtividade, a expansão das áreas de cultivo
e ao crescimento do consumo doméstico e externo. Apesar do bom desempenho, os produtores do setor agropecuário precisam
administrar os riscos que envolvem a produção. Desse modo, este estudo tem como objetivo estimar o risco sistemático de cinco
produtos agrícolas mais produzidos no Brasil, açúcar, café, milho, trigo e soja, em relação aos fatores de mercado preço futuro
internacional, Índice Bovespa, Índice S&P 500 e taxa de câmbio. São estimados o modelo de precificação de ativos (CAPM) e a
teoria de precificação por arbitragem (APT) com dados diários de janeiro de 2010 a março de 2015. Os resultados mostram que os
produtos apresentam sensibilidade positiva aos mercados financeiros e preços futuros e sensibilidade negativa a taxa de câmbio. Isso
sugere um comportamento homogêneo dos produtos agrícolas e altamente associado às variações do mercado financeiro e cambial.

Biografia do Autor

Janaina Ottonelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM).

Taís Cristina Grings, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Acadêmica em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq.

Paulo Sérgio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM).

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Publicado

2016-12-21

Como Citar

OTTONELLI, J.; GRINGS, T. C.; CERETTA, P. S. IMPACTO DE FATORES DE MERCADO NOS RETORNOS DE PREÇOS AGRÍCOLAS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 18, n. 3, 2016. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/999. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos