VALORES DA CULTURA ORGANIZACIONAL INSTITUCIONALIZADOS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA ESAL (1892–1938)

Autores

  • Thiago de Oliveira Andrade Faculdade Presbiteriana Gammon
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

cultura organizacional, cultura protestante, memória coletiva, institucionalismo

Resumo

Objetivou-se, neste artigo, analisar os valores que caracterizam a cultura organizacional, valores estes institucionalizados no processo de constituição da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) a partir da teoria institucionalista. A Escola ganha esse nome em 1938, mas foi fundada em 1908, quando o reverendo americano Samuel Rhea Gammon decidiu criar uma escola que ensinasse agricultura aos jovens da região. A história da ESAL foi fundamentada em documentos escritos, como diários pessoais, biografia e livros de visitantes, que passaram a integrar sua memória institucional. Como fruto de um ideário protestante, a ESAL institucionalizou-se com base nesse valor. A referência teórica está fundamentada nos estudos de cultura organizacional, de teoria institucional, da cultura protestante e dos clássicos do pensamento reformista. Os valores identificados, analisados e colocados em prática pelos fundadores, reconhecidos e reforçados ao longo de sua história por várias gerações de alunos e professores são o trabalho racionalizado, o culto à educação como instrução, a formação cultural ampla dos técnicos, a honra relacionada à honestidade como formação do caráter, a disciplina no trabalho, o senso prático, a visão de progresso e amor à pátria, além do lema de servir “à glória de Deus e ao Progresso Humano”. Esses valores constituem a identidade da ESAL.

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Publicado

2011-04-04

Como Citar

ANDRADE, T. de O.; PEREIRA, J. R. VALORES DA CULTURA ORGANIZACIONAL INSTITUCIONALIZADOS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA ESAL (1892–1938). Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/22. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos