MEGAPRODUTORES: A ESTRATÉGIA QUE DEU ORIGEM A UMA NOVA CATEGORIA DE PRODUTORES NOS SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS

Autores

Palavras-chave:

Segmentação de mercado, Agronegócio, Private Banking

Resumo

Em 2011, uma importante instituição financeira criou em sua estrutura de private banking uma carteira formada exclusivamente por produtores rurais. Tal estratégia evidenciou a heterogeneidade entre os produtores rurais brasileiros, ainda pouco explorada pela literatura. Nesse sentido, objetivou-se nesse estudo descrever a estratégia que originou esta nova categoria de produtores, identificando os motivos que influenciaram a sua implementação. Para tanto, realizou-se um estudo de caso sobre a estratégia adotada pela instituição estudada. As informações foram coletadas por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com 6 funcionários envolvidos diretamente no processo que deu origem aos Megaprodutores. Conforme os resultados, a estrutura dos mercados de private banking e de crédito rural foram os principais influenciadores para que a instituição criasse e implementasse a estratégia analisada. Também foi identificado que a estratégia contribuiu para que o banco estudado se posicionasse de maneira mais competitiva no mercado rural, além de influenciar a conduta dos demais participantes. Ademais, os achados da pesquisa evidenciam um novo perfil de produtores rurais, com necessidades e capacidades diferentes daquelas usualmente conhecidas.

Downloads

Publicado

2021-02-12 — Atualizado em 2021-02-12

Como Citar

LOPES, P. F.; AZEVEDO, A. da S.; DE CASTRO JUNIOR, L. G. MEGAPRODUTORES: A ESTRATÉGIA QUE DEU ORIGEM A UMA NOVA CATEGORIA DE PRODUTORES NOS SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 22, p. e1656, 2021. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1656. Acesso em: 28 mar. 2024.