Agregação de valor: uma alternativa para a expansão do mercado de alimentos orgânicos

Autores

  • Mariângela Vilckas Universidade Federal de São Carlos
  • José Flávio Diniz Nantes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

agregação de valor, alimentos orgânicos, gestão de empreendimentos rurais

Resumo

A falta de sustentabilidade de muitas empresas rurais tem provocado uma mudança de postura do produtor rural, que tem utilizado cada vez mais instrumentos de gestão nas suas atividades. A agregação de valor se apresenta como uma estratégia interessante para os produtores rurais aumentarem a rentabilidade da atividade e atingirem novos mercados. Tal estratégia pode ser implementada por meio da classificação dos produtos de acordo com uma norma estabelecida, utilização de embalagens adequadas, industrialização da produção e desenvolvimento da marca do produto. Neste trabalho foram estudadas duas empresas do interior do estado de São Paulo que produzem e agregam valor a produtos orgânicos. Pelos resultados, verificou-se que a agregação de valor a produtos orgânicos é uma alternativa extremamente interessante para o desenvolvimento desse mercado, que é diferenciado e formado por clientes exigentes em relação à garantia da qualidade, disponibilidade de informações e conveniência.

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Publicado

2011-04-11

Como Citar

VILCKAS, M.; NANTES, J. F. D. Agregação de valor: uma alternativa para a expansão do mercado de alimentos orgânicos. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 9, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/146. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos