EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DOCENTES DA UFPEL

Autores

  • Darlan Pez Wociechoski Universidade Federal de São Paulo
  • Nádia Velleda Caldas Universidade Federal de Pelotas
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Educação Superior, Desenvolvimento Rural Sustentável, Ensino

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram mapear e descrever experiências de extensão universitária crítica vinculadas ao desenvolvimento territorial e rural-sustentável de professores da UFPel. Para tanto, foram analisados os 582 projetos de extensão cadastrados no sistema da UFPel referentes ao ano de 2015 e dos 60 destinados ao meio rural encontrados foram selecionados 14 professores/coordenadores para entrevista
(um deles foi teste e outros dois não tinham disponibilidade para participação) em 2016. Com base em análise descritivo-interpretativa de 11 entrevistas foi possível identificar a necessidade de promover metodologias dialógicas-participativas de ensino e pesquisa, pois elas são o ponto de partida para a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da valorização da identidade cultural e dos recursos
naturais dos territórios rurais e reafirmando e respeitando o papel específico da universidade com a formação do ensino superior estudantil.

Publicado

2020-08-18

Como Citar

WOCIECHOSKI, D. P.; CALDAS, N. V.; RODRIGUES, M. S. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DOCENTES DA UFPEL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 20, n. 3 e 4, p. 246–256, 2020. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1297. Acesso em: 19 abr. 2024.