PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE OS AÇOUGUES GOURMET : UM ESTUDO MULTICASO

Autores

  • Fabiana Cunha Viana Leonelli Universidade de São Paulo
  • Isadora Rustino Confessor de Oliveira Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo elencar quais fatores que contribuem para uma percepção diferenciada dos açougues gourmet e se
estes fatores estão, em alguma medida, relacionados à maior coordenação da qualidade presente nos arranjos produtivos de carne de
qualidade diferenciada. Foram adotados procedimentos metodológicos de caráter qualitativo; entrevistas com especialistas e elaboração
de estudo multicaso composto por três açougues gourmet localizados em capitais diferentes: São Paulo, Goiânia e Florianópolis.
Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os proprietários e os consumidores em diferentes ocasiões de compra, durante
dias úteis e finais de semana. Concluiu-se que, nos três estabelecimentos consultados, a prestação de serviços diferenciados aliado
a mecanismos estritos de coordenação na cadeia da carne bovina de qualidade diferenciada garantem uma percepção positiva dos
consumidores sobre a qualidade da carne adquirida nos açougues gourmet.

Biografia do Autor

Fabiana Cunha Viana Leonelli, Universidade de São Paulo

Docente da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA-USP), na área de Ciências Sociais, Econômicas e de Gestão aplicadas ao Agronegócio. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP (1998), Mestrado em Engenharia de Produção (2001) com ênfase em Coordenação de Cadeias Produtivas e Doutorado (2007) em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão da Qualidade, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na área de pesquisa e extensão, atua principalmente nos seguintes temas: rastreabilidade e certificação de alimentos e coordenação de cadeias produtivas.Tem experiência profissional em Transferência de Tecnologias, adquirida ao longo de 8 anos de atuação na Embrapa Instrumentação Agropecuária, onde exerceu o cargo de Gerente da área de Comunicação e Negócios.

Isadora Rustino Confessor de Oliveira, Universidade de São Paulo

Médica veterinária, Bolsista CNPq em Iniciação Científica com o projeto Diferenciação de Produto e Segmentação de Mercado na Carne Bovina: um estudo multicaso

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Publicado

2016-06-10

Como Citar

LEONELLI, F. C. V.; DE OLIVEIRA, I. R. C. PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE OS AÇOUGUES GOURMET : UM ESTUDO MULTICASO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/975. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos