A DEMANDA DO ETANOL E SUA CARACTERIZAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO DE COMBUSTÍVEIS

Autores

  • Nilton César Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Gustavo Henrique Silva de Souza Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Etanol, mercado de combustíveis, demanda, proálcool

Resumo

Objetivou-se, neste estudo, caracterizar a demanda do etanol no mercado brasileiro de combustíveis, considerando os elementos setoriais econômicos e mercadológicos, no tocante à evolução, desafios e novos cenários desse setor. O estudo foi conduzido por meio de uma metodologia exploratória e documental, com uma abordagem analítica qualitativa, indutiva e interpretativa, orientada em um processo cíclico e concomitante entre a literatura e os dados do mercado levantados. O objeto principal de investigação foi a compreensão do mercado do etanol em seu surgimento no Brasil via Proálcool (Programa Nacional do Álcool), bem como, a sua ascensão e queda, os desafios e novos cenários que surgiram a partir do veículo Flex Fuel. Foram encontradas evidências que demonstram que a demanda de combustíveis possibilitou condições de mutação de mercado em variados momentos, desde seu surgimento até o presente, que se iniciou com as pressões econômicas decorrentes da volatilidade dos preços do petróleo até a inserção da tecnologia Flex Fuel, que redesenhou o cenário do mercado do etanol.

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Publicado

2015-01-06

Como Citar

LIMA, N. C.; SOUZA, G. H. S. de. A DEMANDA DO ETANOL E SUA CARACTERIZAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO DE COMBUSTÍVEIS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 16, n. 4, 2015. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/897. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos