Attributes that affect the buying decisions of the beef consumers

Authors

  • Gustavo Quiroga Souki Universidade do Algarve
  • German Torres Salazar
  • Luiz Marcelo Antonialli Universidade Federal de Lavras
  • Cláudia Aparecida Pereira

Keywords:

marketing research, consumer behavior, agribusiness, beef

Abstract

O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de identificar os fatores que afetam a decisão de compra dos consumidores de carne bovina de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa descritiva a partir de um levantamento do tipo survey, com base em um corte transversal, com variáveis quantitativas, totalizando 400 entrevistas pessoais nos pontos de venda, utilizandose questionários estruturados apenas com questões fechadas. Verificou-se que a higiene, o odor, a aparência, a ausência de resíduos, ser saudável, ser fresca, ser saborosa, ser macia, a cor e ser nutritiva são as variáveis consideradas mais importantes pelos consumidores na sua decisão de compra. Além disso, observou-se que o sexo, a idade, o estado civil, a renda familiar, o nível de escolaridade e o tempo dedicado ao trabalho afetam as decisões de compra dos consumidores.

Published

2011-04-18

How to Cite

SOUKI, G. Q.; SALAZAR, G. T.; ANTONIALLI, L. M.; PEREIRA, C. A. Attributes that affect the buying decisions of the beef consumers. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 5, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/238. Acesso em: 20 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos