A coordenação simultânea de diferentes canais como estratégia de distribuição adotada por empresas da avicultura de postura

Autores

  • Fábio Matuoka Mizumoto Universidade de São Paulo
  • Decio Zylbersztajn Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

canais de distribuição, avicultura, contratos, arranjos organizacionais

Resumo

O presente artigo focaliza as razões que levam as empresas a manterem canais de distribuição próprios em paralelo com canais terceirizados e formas híbridas. As empresas mantêm diferentes estruturas de coordenação no gerenciamento desses canais de distribuição, denominados arranjos organizacionais, que determinam como os agentes envolvidos interagem no desenvolvimento das atividades de distribuição, sob a ótica da Economia dos Custos de Transação e de Competências Dinâmicas. Mesmo com diferentes canais de distribuição, por que as empresas não optam por um único arranjo organizacional? Quais os fatores que justificam e condicionam a escolha por coordenar diferentes arranjos organizacionais para desenvolver a atividade de distribuição? Foram apontadas possíveis explicações para esses questionamentos na estratégia de distribuição e escolha de canais. O trabalho empírico indica que as empresas mantêm diferentes equilíbrios eficientes, na busca de obter o melhor de cada um, ao custo mínimo de coordenação. Os resultados são específicos da atividade de distribuição, mas a análise desta estratégia pode ser replicada a outras atividades da firma, no aspecto de sua coordenação.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

MIZUMOTO, F. M.; ZYLBERSZTAJN, D. A coordenação simultânea de diferentes canais como estratégia de distribuição adotada por empresas da avicultura de postura. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/165. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos