Esta é a homepage da  Revista Eletrônica de Administração da Universidade Federal de Lavras - UFLA, um projeto do Departamento de Administração e Economia.

No final de cada número o leitor que quiser enviar artigos para Organizações Rurais & Agroindustriais – Revista de Administração da UFLA encontra as "orientações para nossos colaboradores". Solicitamos, no entanto, que o leitor sempre consulte o último volume publicado para que obtenha as informações mais recentes.

Breve história da publicação de periódicos pelo DAE/UFLA

Neste ano de 2013, a revista Organizações Rurais & Agroindustriais foi classificada pelo sistema Qualis/CAPES com o conceito "B1". É sucessora dos pioneiros Cadernos de Administração Rural, iniciados modestamente em janeiro de 1989, com o auxílio financeiro da AGROCERES.

Naquela época, a RAE, RAP e RAUSP eram praticamente os únicos periódicos da área de Administração. Ainda que existisse a Revista da SOBER, focada na publicação de artigos de Economia e Sociologia Rural, o espaço para trabalhos correlatos na perspectiva da Administração era restrito. Em 1988, havia apenas dois programas de pós-graduação em Administração Rural no país, filiados a ANPAD, o da ESAL (hoje UFLA) e o da UFRPE. No entanto, vários programas de pós começavam a abrigar estudos ligados à administração rural. Portanto, com os Cadernos, a idéia era criar uma oportunidade para essa linha de pesquisa, atraindo artigos de todos os programas de pós-graduação em administração e áreas afins do país que tivessem sintonia com a gestão pública e privada das organizações ligadas, direta e indiretamente, ao rural. Ao longo da década de 1990, o escopo da administração rural foi ampliado. Surgiu o PENSA e a temática do agronegócio; criou-se a ABAR e, posteriormente, o CEPAN.

Em 1993 a ANPAD abriu espaço para uma área temática de "Administração Rural e Agroindustrial", evidenciando o crescimento do número de pesquisadores ancorados em programas de pós-graduação de administração de vários centros no país. Esta área permaneceu até 1997, quando, na visão da ANPAD, poderia ser substituída por outras. Isso era um movimento natural no âmbito da ANPAD e dos ENANPADs. Se olharmos a história do evento, muitas áreas surgiram e depois foram substituídas e englobadas por outra. No caso específico, a lógica foi considerar que o tema do agronegócio podia ser abordado na maioria das demais áreas, seja RH, finanças, marketing, organizações, etc... O que importava seria a teoria e o método associado a uma área qualquer de pesquisa, independente do objeto estudado ser no campo do setor agroindustrial.

Foi esse movimento que imperou na busca de mudança do nome do periódico do DAE/PPGAD: se o recorte era pela perspectiva técnico-acadêmica, poderíamos fazer uma revista que abrisse espaço para publicar outros trabalhos que não exclusivamente sobre a temática do rural e do agroindustrial. Afinal, nosso programa deixava um pé no rural, na nossa expertise original, mas transformava-se em um Programa de Pós-Graduação em Administração, fato que ocorreu a partir de 2000. Mas ficamos divididos na época: será que abandonávamos o rural/agroindustrial no nome da revista...? Então surgiu um nome meio híbrido... "Organizações Rurais & Agroindustriais: revista de administração da UFLA". Assim, em 1999, sob a direção do Prof. Luis Carlos de Oliveira, os Cadernos de Administração Rural deram lugar a uma nova revista que pudesse refletir as mudanças do PPGAD da UFLA, abrigando artigos tanto sobre as temáticas do rural e do agroindustrial, como também dos demais temas vinculados às áreas do ENANPAD.

Obrigado pela sua visita! 



 

Organizações Rurais & Agroindustriais - Revista Eletrônica de Administração da UFLA

ISSN: 2238-6890 (edição on-line)


Universidade Federal de Lavras - UFLA - Departamento de Administração e Economia
Campus Universitário - Cx. Postal 37 - CEP 37200-000
Lavras - MG - Tel.: 35 3829 1441
Comentários e sugestões: revistadae@dae.ufla.br

Copyright 2011 - Todos os Direitos Reservados