Análise da percepção do valor da informação e do benefício-custo da tecnologia da informação por suinocultores na região de Passos, MG

Autores

  • Cristiane Rocha Silva Universidade Federal do Paraná
  • José Carlos dos Santos Jesus Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

uso da TI, valor da informação, benefício-custo da TI

Resumo

Com este artigo, objetivou-se caracterizar os suinocultores associados à Cooperativa Regional dos suinocultores de Passos, MG, segundo a percepção do valor da informação e do valor do benefício-custo do uso da Tecnologia da Informação (TI). A pesquisa mesclou o uso de técnicas de coleta de dados qualitativa e quantitativa. Em uma primeira fase, exploratória, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro suinocultores; posteriormente, foram aplicados questionários fechados com quatorze suinocultores associados à cooperativa. Percebeu-se que a decisão de adoção de TI está muito ligada à percepção do valor da informação e do benefício das ferramentas de controle pelo empresário rural em relação à atividade. Os resultados permitem uma classificação dos suinocultores de acordo com o valor percebido da informação e aos benefícios das ferramentas tecnológicas de gestão. Ressaltam-se a importância da percepção positiva quanto ao controle de informações como facilitador da difusão deste tipo de tecnologia e o tamanho do plantel, quanto à percepção do valor do benefício-custo atribuído a TI.

Downloads

Publicado

2011-04-06

Como Citar

SILVA, C. R.; JESUS, J. C. dos S. Análise da percepção do valor da informação e do benefício-custo da tecnologia da informação por suinocultores na região de Passos, MG. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 9, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/99. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos