PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE OS AÇOUGUES GOURMET : UM ESTUDO MULTICASO
Resumo
Este trabalho teve como objetivo elencar quais fatores que contribuem para uma percepção diferenciada dos açougues gourmet e se
estes fatores estão, em alguma medida, relacionados à maior coordenação da qualidade presente nos arranjos produtivos de carne de
qualidade diferenciada. Foram adotados procedimentos metodológicos de caráter qualitativo; entrevistas com especialistas e elaboração
de estudo multicaso composto por três açougues gourmet localizados em capitais diferentes: São Paulo, Goiânia e Florianópolis.
Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os proprietários e os consumidores em diferentes ocasiões de compra, durante
dias úteis e finais de semana. Concluiu-se que, nos três estabelecimentos consultados, a prestação de serviços diferenciados aliado
a mecanismos estritos de coordenação na cadeia da carne bovina de qualidade diferenciada garantem uma percepção positiva dos
consumidores sobre a qualidade da carne adquirida nos açougues gourmet.