CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓVEIS PARA TOMADA DE DECISÃO NO AGRONEGÓCIO

Autores

  • Ellen Camila Silva Universidade de São Paulo
  • Catarina Barbosa Careta Universidade de São Paulo
  • Eduardo Eugênio Spers Escola Superior de Propaganda e Marketing / Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Nilcéia Cristina dos Santos Faculdade de Tecnologia de Piracicaba

Resumo

Os Sistemas de Informação (SI) coletam, processam e armazenam dados e os disponibilizam na forma de informação. Esses atributos dos sistemas de informação podem ser utilizados para facilitar o processo de decisão na gestão de propriedades rurais. No ambiente rural, o uso de dispositivos móveis no campo permite a utilização de aplicativos para tomada de decisão e facilitam o acesso à informação pelo baixo custo e mobilidade. O objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar os aplicativos móveis relacionados ao agronegócio e atribuí-los em categorias de gestão. Para isso foi utilizada uma amostra de 168 aplicativos disponíveis na loja virtual Google Play. Foi observado que a maior parte dos apps foi desenvolvida por instituições brasileiras, possuem centenas de milhares de usuários, abrangem os mais variados temas do agronegócio e é gratuita, favorecendo os requisitos apontados pela comunidade rural. Foi possível atribuir categorias de gestão aos aplicativos e foi observado que há grande variação entre as categorias de gestão, com destaque para aplicativos informativos.

Biografia do Autor

Eduardo Eugênio Spers, Escola Superior de Propaganda e Marketing / Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Realizou pós-doutorado na Universidade de Wageningen (WUR) em 2011 e Doutorado em Administração na Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente, ele é um Bolsista em Produtividade em Pesquisa CNPq, nível 2, professor do mestrado em Negócios Internacionais na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Professor Associado 2 da Universidade de São Paulo, campus da ESALQ .

Downloads

Publicado

2018-10-30

Como Citar

SILVA, E. C.; CARETA, C. B.; SPERS, E. E.; SANTOS, N. C. dos. CARACTERIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓVEIS PARA TOMADA DE DECISÃO NO AGRONEGÓCIO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 19, n. 4, 2018. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/972. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos