CONSUMO ALIMENTAR INFANTIL EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS: UMA PROPOSTA DE INSPIRAÇÃO ANTROPOLÓGICA
Resumo
Objetivou-se, neste trabalho, investigar as experiências de consumo alimentar dos consumidores infantis de cinco a oito anos de
idade pertencentes às classes A e B, através de suas mães, analisando a influência do sistema cultural e simbólico nessas relações.
Optou-se pelo uso de uma metodologia qualitativa, de inspiração etnográfica proporcionando flexibilidade para as descobertas em
campo, além de possibilitar o emprego da entrevista em profundidade, em conjunto com outros métodos. Buscou-se compreender
como as crianças constroemr significados de consumo, dentro de sua visão de mundo particular. Identificaram-se diversas categorias
que serviram para explicar fenômenos como praticidade, socialização, influências, obesidade infantil, marcas, qualidade, simbolismo,
hábitos ocasiões especiais, textura, lembranças, diversão e rotina. A análise do conteúdo mostrou que a alimentação ocupa um lugar
importante nas mais inusitadas e comuns situações do cotidiano, apresentando-se indissociável da vida infantil e contribuiu para
a construção de significados nas experiências de consumo alimentar. A interpretação das variáveis identificadas em seu contexto
cultural, juntamente com os símbolos, rituais e valores podem contribuir para os estudos do comportamento do consumidor, com
reflexos no meio empresarial.