Estudo da formação do frete rodoviário e potencial de conflitos em negociações em cadeias do agronegócio brasileiro
Palavras-chave:
logística agroindustrial, custos de transporte, fretesResumo
O artigo procurou caracterizar a complexidade dos princípios de formação do preço do frete, focalizando certas disfuncionalidades e eficiência restrita das negociações de fretes no contexto das cadeias de suprimentos do agronegócio no país. Foram usados recursos estatísticos e econométricos para a identificação de comportamentos dos fretes de produtos selecionados, sempre que possível, aliados às outras evidências de mercado. Foram constatadas influências de diversas variáveis na formação do frete, tais como a distância, a sazonalidade da produção, os corredores por onde as cargas serão movimentadas e a especificidade da carga. No que diz respeito à distância, por diversos modelos de regressão, ficou constatada sua influência em elevados níveis de poder de explicação. Além do mais, registraram-se significativas diferenças nos coeficientes da variável 'distância' entre as regiões. Entende-se que o domínio destas variáveis na formação do frete age no sentido de viabilizar a elaboração de estratégias de negociação, bem como da minimização de conflitos nas negociações à medida que os custos são reconhecidos pelas partes.