Estudo da formação do frete rodoviário e potencial de conflitos em negociações em cadeias do agronegócio brasileiro

Autores

  • Ricardo Silveira Martins Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

logística agroindustrial, custos de transporte, fretes

Resumo

O artigo procurou caracterizar a complexidade dos princípios de formação do preço do frete, focalizando certas disfuncionalidades e eficiência restrita das negociações de fretes no contexto das cadeias de suprimentos do agronegócio no país. Foram usados recursos estatísticos e econométricos para a identificação de comportamentos dos fretes de produtos selecionados, sempre que possível, aliados às outras evidências de mercado. Foram constatadas influências de diversas variáveis na formação do frete, tais como a distância, a sazonalidade da produção, os corredores por onde as cargas serão movimentadas e a especificidade da carga. No que diz respeito à distância, por diversos modelos de regressão, ficou constatada sua influência em elevados níveis de poder de explicação. Além do mais, registraram-se significativas diferenças nos coeficientes da variável 'distância' entre as regiões. Entende-se que o domínio destas variáveis na formação do frete age no sentido de viabilizar a elaboração de estratégias de negociação, bem como da minimização de conflitos nas negociações à medida que os custos são reconhecidos pelas partes.

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Publicado

2011-04-06

Como Citar

MARTINS, R. S. Estudo da formação do frete rodoviário e potencial de conflitos em negociações em cadeias do agronegócio brasileiro. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/93. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos