A DEMANDA DO ETANOL E SUA CARACTERIZAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO DE COMBUSTÍVEIS

  • Nilton César Lima UFLA
  • Gustavo Henrique Silva de Souza

Resumo

Objetivou-se, neste estudo, caracterizar a demanda do etanol no mercado brasileiro de combustíveis, considerando os elementos setoriais econômicos e mercadológicos, no tocante à evolução, desafios e novos cenários desse setor. O estudo foi conduzido por meio de uma metodologia exploratória e documental, com uma abordagem analítica qualitativa, indutiva e interpretativa, orientada em um processo cíclico e concomitante entre a literatura e os dados do mercado levantados. O objeto principal de investigação foi a compreensão do mercado do etanol em seu surgimento no Brasil via Proálcool (Programa Nacional do Ãlcool), bem como a sua ascensão e queda, os desafios e novos cenários que surgiram a partir do veículo Flex Fuel. Foram encontradas evidênciasque demonstram que a demanda de combustíveis possibilitou condições de mutação de mercado em variados momentos, desdeseu surgimento até o presente, que se iniciou com as pressões econômicas decorrentes da volatilidade dos preços do petróleo até a inserção da tecnologia Flex Fuel, que redesenhou o cenário do mercado de etanol.
Publicado
06-01-2015
Como Citar
LIMA, N.; SOUZA, G. H. A DEMANDA DO ETANOL E SUA CARACTERIZAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO DE COMBUSTÍVEIS. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 16, n. 4, 6 jan. 2015.
Seção
Artigos