A DEMANDA DO ETANOL E SUA CARACTERIZAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO DE COMBUSTÍVEIS

Nilton César Lima, Gustavo Henrique Silva de Souza

Resumo


Objetivou-se, neste estudo, caracterizar a demanda do etanol no mercado brasileiro de combustíveis, considerando os elementos setoriais econômicos e mercadológicos, no tocante à evolução, desafios e novos cenários desse setor. O estudo foi conduzido por meio de uma metodologia exploratória e documental, com uma abordagem analítica qualitativa, indutiva e interpretativa, orientada em um processo cíclico e concomitante entre a literatura e os dados do mercado levantados. O objeto principal de investigação foi a compreensão do mercado do etanol em seu surgimento no Brasil via Proálcool (Programa Nacional do Álcool), bem como a sua ascensão e queda, os desafios e novos cenários que surgiram a partir do veículo Flex Fuel. Foram encontradas evidênciasque demonstram que a demanda de combustíveis possibilitou condições de mutação de mercado em variados momentos, desdeseu surgimento até o presente, que se iniciou com as pressões econômicas decorrentes da volatilidade dos preços do petróleo até a inserção da tecnologia Flex Fuel, que redesenhou o cenário do mercado de etanol.


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Organizações Rurais & Agroindustriais - Revista Eletrônica de Administração da UFLA

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