UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL DE MINAS GERAIS

Autores

  • Richardson Coimbra Borges Universidade Federal de Lavras
  • Gideon Carvalho de Benedicto Universidade Federal de Lavras
  • Francisval de Melo Carvalho Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Cooperativa de crédito rural, sustentabilidade financeira, análise fatorial exploratória

Resumo

Objetivou-se, no presente estudo, propor um modelo parcimonioso de análise econômico-financeira que auxilie os gestores na tomada de decisões, contemplando os principais índices provenientes da Análise das Demonstrações Financeiras para os anos de 2010 e 2011, por meio da Análise Fatorial Exploratória, para um conjunto de 44 cooperativas de crédito rural do estado de Minas Gerais. A metodologia do trabalho constituiu-se de análise quantitativa, exploratória, e descritiva de dados secundários fornecidos pela Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais Ltda. - SICOOB CREDIMINAS. A revisão teórica apresenta a importância do modelo cooperativo de crédito rural na economia agrícola, e dessa, na economia nacional. Inicialmente, a Análise Fatorial Exploratória foi conduzida com 17 índices, e, posteriormente, aqueles que não contribuíram significativamente para o modelo foram retirados. Ao final da análise restaram 10 índices e três fatores retidos, a saber, Capital e Risco, Lucratividade e Rentabilidade, e Solvência e Liquidez. Esses três fatores são responsáveis por explicar 88,68% da variância total dos dados. O modelo desenvolvido permitiu o ranqueamento das organizações estudadas, e, consequentemente, os tomadores de decisão poderão, por meio do estudo dos resultados de desempenho apresentados pelo modelo proposto, buscar a causa raiz dos problemas, ou analisar e padronizar aquelas ações que redundaram em desempenho exitoso.

Downloads

Publicado

2015-01-06

Como Citar

BORGES, R. C.; BENEDICTO, G. C. de; CARVALHO, F. de M. UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO RURAL DE MINAS GERAIS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 16, n. 4, 2015. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/892. Acesso em: 10 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos