COMPETITIVIDADE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DO CAFÉ: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, COLÔMBIA E PERU

Autores

  • Jorge Luis Sanchez Arevalo Universidade de São Paulo
  • Dyego de Oliveira Arruda Universidade de São Paulo
  • Josué Pires de Carvalho Universidade de São Paulo

Resumo

O presente estudo analisou as exportações totais de café do Brasil, Colômbia e Peru. A escolha desses três países para a análise devese ao fato de serem os mais expressivos,expressivos em América do Sul, no que tange ao comércio internacional de café. O período
de análise vai desde o ano de 1994 ao ano de 2013. Os objetivos do estudo foram verificar os ganhos e/ou perdas de competitividade
no comércio mundial, bem como identificar as principais fontes de crescimento e/ou queda das exportações nesses países. Empregouse o modelo de Constant Market Share (CMS) de segundo nível e o índice de Vantagens Comparativas Reveladas (VCR). Nos
resultados, notou-se que o Brasil e Peru conseguiram ampliar sua participação no mercado mundial de café; entretanto, a Colômbia
perdeu participação. Observa-se também que o Brasil e Peru apresentam ganhos de competitividade no mercado internacional de
café, o que não ocorreu no caso da Colômbia.

Biografia do Autor

Jorge Luis Sanchez Arevalo, Universidade de São Paulo

Graduação em Contabilidade,

Mestre em Economia,

Doutorando em Adminitração

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Publicado

2016-06-10

Como Citar

AREVALO, J. L. S.; ARRUDA, D. de O.; DE CARVALHO, J. P. COMPETITIVIDADE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DO CAFÉ: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, COLÔMBIA E PERU. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/888. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos