Utilização de normas de classificação por produtores rurais e atacadistas de São Paulo: um estudo da comercialização de pêssego na CEAGESP

Autores

  • Hugo Carlos Dornfeld Universidade Federal de São Carlos
  • José Flávio Diniz Nantes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

classificação, comercialização, pêssego, produtores rurais, mercado atacadista

Resumo

O objetivo do trabalho consiste em avaliar a utilização da norma de classificação proposta pela Ceagesp, pelos produtores e atacadistas de pêssego e identificar os efeitos desse procedimento no abastecimento e na comercialização dessas frutas. A metodologia utilizada incluiu a pesquisa qualitativa e o estudo de caso. O procedimento adotado para o levantamento das informações foi a realização das entrevistas com os produtores rurais do estado de São Paulo e os atacadistas do Entreposto Terminal de São Paulo. A maioria dos produtores é mais otimista quanto ao uso da classificação e ressalta que ela é o motivo do sucesso da comercialização do pêssego. Sendo assim, investem na melhoria da qualidade das frutas, atualizando, sempre que possível, as tecnologias utilizadas na produção e na pós-colheita. Em relação aos atacadistas, identificaram-se a preferência e a valorização do pêssego classificado, devido ao fato de este ser mais rentável, porém, estes agentes relatam que o mercado ainda não reconhece devidamente os benefícios da classificação. Concluiu-se que a utilização da norma proposta pela Ceagesp funciona como uma ferramenta auxiliar na gestão do processo de comercialização do pêssego.

Downloads

Publicado

2011-04-06

Como Citar

DORNFELD, H. C.; NANTES, J. F. D. Utilização de normas de classificação por produtores rurais e atacadistas de São Paulo: um estudo da comercialização de pêssego na CEAGESP. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 10, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/87. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos