Reflexões sobre os fatores relevantes no nascimento e no crescimento de redes de negócios na agropecuária
Palavras-chave:
estilos gerenciais, análise de cluster, objetivosResumo
Neste trabalho discutem-se as condições de nascimento e de crescimento de redes de negócios no setor agropecuário na área de medicamentos veterinários, a partir de exemplos brasileiros acompanhados pelos autores. O tema nascimento de redes foi enfocado segundo dois paradigmas: o que professa que o nascimento e o crescimento de redes dependem de processos históricos de algumas variáveis que definem as redes sociais, tais como confiança, cooperação e comprometimento e outro que afirma que as redes prescindem de tais atributos, bastando haver expectativas econômicas consistentes de cada ator e um contrato adequado. O objetivo foi verificar qual dos dois paradigmas de redes apresentados (sociais ou negociais) explica melhor o nascimento de duas redes na área de medicamentos veterinários. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com a metodologia de estudo de casos para coletar e analisar as evidências dos dois exemplos de redes mencionados. As análises das redes nascentes estudadas – um insucesso e um sucesso inicial – confirmam a importância de relações de confiança, de cooperação e de comprometimento. Na discussão final são apontados alguns caminhos teóricos e gerenciais sobre o tema rede social, como pano de fundo para as redes de negócios na agropecuária.