IMPACTO DAS INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE RESTAURANTES

  • Dario de Oliveira Lima Filho UFLA
  • Eluiza Alberto de Morais Watanabe
  • Leidy Diana de Souza de Oliveira
  • Filipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva

Resumo

Na existência de informações imperfeitas, as condições de análise da qualidade dos produtos são prejudicadas. Portanto, a compra de alimentos traz consigo certo nível de risco associado, o qual pode ser reduzido com o aumento da quantidade e da qualidade das informações. Objetivou-se, neste estudo, analisar o comportamento do consumidor de restaurantes em relação à informações nutricionaisdos alimentos em Campo Grande/MS. Foram entrevistadas 411 pessoas em Campo Grande/MS. As técnicas de análise de dados utilizadas foram distribuição de frequência, cruzamento de dados e estudo de cluster. O estudo de cluster  indicou que entre as classes econômicas A, B e C não houve diferenças significativas no comportamento do consumidor com relação às informações nutricionais, porém, a classe D preocupa-se menos com a disponibilidade dessas informações e com a saudabilidade da alimentação. Nesse sentido, podemos concluir que esse fenômeno está acontecendo na sociedade como um todo, perdendo força somente nas classes sociais mais baixas.
Publicado
08-10-2014
Seção
Artigos