Existe diferença entre a rentabilidade das ações das empresas que adotam governança corporativa com relação às empresas do mercado tradicional?

Autores

  • Valéria Gama Fully Bressan Universidade Federal de Viçosa
  • Aureliano Angel Bressan Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

rentabilidade, governança corporativa, teoria de agência, assimetria de informação

Resumo

Buscou-se, com este estudo, verificar se há diferença entre a média da rentabilidade das ações de uma amostra de empresas listadas na Bovespa que adotam governança corporativa, no período de março de 2005 a março de 2006, nos seus diferentes níveis, e as empresas do mercado tradicional. Os dados foram extraídos da base de dados da Economática®, num total de 130 empresas não financeiras com ações de maior liquidez listadas na BOVESPA, das quais 65 adotam práticas de governança corporativa e 65 do mercado tradicional. Para a operacionalização, utilizaram-se análise de variância (ANOVA) e análise do teste t de Student. Os resultados mostram que a média da rentabilidade para empresas que pertencem aos diferentes níveis de governança corporativa foi superior à média das empresas sem governança corporativa, demonstrando que um maior nível de transparência, e consequentemente menor assimetria de informação, possibilita um melhor desempenho das empresas.

Downloads

Publicado

2011-04-06

Como Citar

BRESSAN, V. G. F.; BRESSAN, A. A. Existe diferença entre a rentabilidade das ações das empresas que adotam governança corporativa com relação às empresas do mercado tradicional?. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 10, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/84. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos