CAPITAL SOCIAL E COOPERAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS ESTADOS DE MATO GROSSO DO SUL E SANTA CATARINA

Autores

  • Gercina Gonçalves Silva
  • Thelma Luchese Cheung
  • Olivier Francois Vilpoux
  • Fabricia Teixeira Sanches

Palavras-chave:

Ação coletiva, capital social, confiança

Resumo

A organização dos agricultores familiares pelas ações cooperativas é uma alternativa para alcance de competitividade. Na cooperação se pressupõe a união das competências individuais, em prol de um objetivo comum ao grupo, sendo, dessa forma, possível superar comportamentos individualistas. Dado que o capital social é definido como a habilidade dos indivíduos em garantir benefícios, por meio de associação em redes de relações sociais, objetivou-se neste trabalho analisar a importância do capital social na implantação de relações cooperativas entre os agricultores familiares dos estados de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Utilizou-se da pesquisa de campo com aplicação de questionário para 50 agricultores familiares de cada um dos estados. Verificaram-se interações sociais em níveis diferentes nos dois estados. Em Santa Catarina constatou-se um maior desenvolvimento nesse sentido, em relação ao estado de Mato Grosso do Sul, onde se verificou baixo nível de capital social, pelo baixo percentual de participação em organizações, cooperação, confiança e reciprocidade observadas.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

SILVA, G. G.; CHEUNG, T. L.; VILPOUX, O. F.; SANCHES, F. T. CAPITAL SOCIAL E COOPERAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS ESTADOS DE MATO GROSSO DO SUL E SANTA CATARINA. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/818. Acesso em: 28 mar. 2024.