RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS EM GRUPOS DE PEQUENOS PRODUTORES FAMILIARES NO SUL DE MINAS GERAIS: REFLEXÕES CRÍTICAS E INOVAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Rodrigo Cassimiro de Freitas UFLA
  • Cleber Carvalho de Castro Universidade Federal de Lavras
  • Raphael de Morais Universidade Federal de Lavras
  • Bernardo de Almeida Villela Universidade Federal de Lavras

Resumo

Esse artigo é fruto de um esforço intelectual e empírico que pretendeu desvendar as principais relações estabelecidas entre as atividades
de cooperação interorganizacional e a criação de inovações sociais. O objetivo principal consistiu em identificar quais são e como se
estabelecem, discursivamente, as principais relações interorganizacionais de cooperação, inovações sociais e iniciativas de Comércio
Justo/Sustentável, desenvolvidas por pequenos produtores de alimentos orgânicos no Sul de Minas Gerais. Os eixos teóricos deste
trabalho se embasaram em discussões sobre as Relações Interorganizacionais e de Cooperação, sobre as Inovações Sociais e o Comércio
Justo. Sobre o percurso metodológico, esclarece-se que o trabalho de campo foi desenvolvido entre novembro de 2013 e janeiro de
2014. Foram coletadas 17 entrevistas, por meio do Diagnóstico Rápido Participativo e, posteriormente, foram transcritas e analisadas
à luz da Análise Crítica de Discurso. Os resultados da pesquisa apontaram para múltiplos formatos de cooperação nos cenários intra e
interorganizacionais e para baixos índices de competição interna. As relações de cooperação presentes entre os agricultores são anteriores
ao estabelecimento da certificação Fair Trade. Adicionalmente, foi evidenciado que o Fair Trade pode ser compreendido como uma
Inovação Social, entretanto os dados revelam algumas inconsistências discursivas referentes às agências certificadoras.

Biografia do Autor

Rodrigo Cassimiro de Freitas, UFLA

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras, área de concentração em Marketing, Estratégia e Inovação. Pesquisador do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação GEREI/UFLA e do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor GECOM/UFLA. Possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Tem experiência na área de Administração, com ênfase Administração Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, experiência de consumo, formação discente, deficientes visuais e geração de lixo.

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Publicado

2016-06-10

Como Citar

FREITAS, R. C. de; DE CASTRO, C. C.; DE MORAIS, R.; VILLELA, B. de A. RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS EM GRUPOS DE PEQUENOS PRODUTORES FAMILIARES NO SUL DE MINAS GERAIS: REFLEXÕES CRÍTICAS E INOVAÇÕES SOCIAIS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 18, n. 1, 2016. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/808. Acesso em: 14 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos