ATRIBUTOS DETERMINANTES PARA COMPRA DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS: UM ESTUDO SOBRE O CAFEICULTOR NA REGIÃO DE PATROCÍNIO-MG
Palavras-chave:
consumidor, comportamento do consumidor organizacional, consumidor agropecuário, cafeicultor, atributos determinantesResumo
Neste artigo tem-se como objetivo principal analisar e descrever os atributos determinantes para a compra de defensivos agrícolas pelo produtor rural de café da região de Patrocínio/MG, verificando se a perspectiva teórica de Sheth, Mittal e Newman (2001) é adequada para tal. Elaborou-se inicialmente um instrumento de pesquisa que foi utilizado em um survey interseccional a partir dos pressupostos desse modelo. Os componentes individuais do instrumento foram divididos em cinco blocos, e em seguida utilizou-se a análise de cluster para obter um melhor agrupamento das variáveis contidas em cada bloco. Com o resultado dessa análise foi possível elaborar as hipóteses da pesquisa. Após essa fase, utilizou-se o teste qui-quadrado para julgar as hipóteses formuladas e validar a formação dos clusters. Para verificar o nível de similaridade contido nos atributos analisados na pesquisa foram feitas análises de correspondências simples e múltiplas. A partir desse procedimento estatístico, foi possível considerar adequado o modelo de Sheth, Mittal e Newman (2001). Como principal resultado pode-se identificar com base na classificação de Alpert (1971) os atributos determinantes para compra pelo produtor rural de café de Patrocínio/MG e região.