Análise da estratégia tecnológica em empresas agroindustriais – o caso da Colascric

Autores

  • Timóteo Ramos Queiroz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • João Guilherme de Camargo Ferraz Machado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Melise Dantas Machado Bouroullec l’Ecole d’Ingénieurs de Purpan

Palavras-chave:

gestão estratégica, tecnologia, laticínios, necessidades do consumidor

Resumo

Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a gestão tecnológica em um laticínio e sugerir ações de melhoria. Aplicou-se um questionário semi-estruturado, abordando dois pontos principais: a classificação e a compreensão da atuação da empresa em relação às tecnologias e o entendimento das motivações tecnológicas na organização, possibilitando analisar condutas tecnológicas, formas de aquisição e adoção de inovações tecnológicas. Observou-se que a empresa perde competitividade em decorrência da tecnologia adotada, quando comparada aos concorrentes de maior porte e quando a distribuição é realizada por supermercados. Verificou-se que as mudanças introduzidas nas linhas de produtos são de domínio público, estáveis e altamente difundidas, não constituindo barreira tecnológica à entrada de concorrentes. A empresa desenvolveu parcerias tecnológicas com instituições de pesquisa e com outro laticínio, fortalecendo as áreas financeiras, de produção e mercadológica. Concluiu-se existir necessidade de buscar melhorias no processo produtivo para a redução de custos e no atendimento das necessidades dos clientes. As parcerias tecnológicas figuram como importante ferramenta desse processo.

Downloads

Publicado

2011-04-06

Como Citar

QUEIROZ, T. R.; MACHADO, J. G. de C. F.; BOUROULLEC, M. D. M. Análise da estratégia tecnológica em empresas agroindustriais – o caso da Colascric. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 10, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/78. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos