ANÁLISE DA ESTRATÉGIA TECNOLÓGICA EM EMPRESAS AGROINDUSTRIAIS - O CASO DA COLASCRIC

Timóteo Ramos Queiroz, João Guilherme de Camargo Ferraz Machado, Melise Dantas Machado Bouroullec

Resumo


Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a gestão tecnológica em um laticínio e sugerir ações de melhoria. Aplicou-se um questionário semi-estruturado, abordando dois pontos principais: a classificação e a compreensão da atuação da empresa em relação às tecnologias e o entendimento das motivações tecnológicas na organização, possibilitando analisar condutas tecnológicas, formas de aquisição e adoção de inovações tecnológicas. Observou-se que a empresa perde competitividade em decorrência da tecnologia adotada, quando comparada aos concorrentes de maior porte e quando a distribuição é realizada por supermercados. Verificou-se que as mudanças introduzidas nas linhas de produtos são de domínio público, estáveis e altamente difundidas, não constituindo barreira tecnológica à entrada de concorrentes. A empresa desenvolveu parcerias tecnológicas com instituições de pesquisa e com outro laticínio, fortalecendo as áreas financeiras, de produção e mercadológica. Concluiu-se existir necessidade de buscar melhorias no processo produtivo para a redução de custos e no atendimento das necessidades dos clientes. As parcerias tecnológicas figuram como importante ferramenta desse processo.

Palavras-chave


gestão estratégica; tecnologia, laticínios; necessidades do consumidor

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

 

Organizações Rurais & Agroindustriais - Revista Eletrônica de Administração da UFLA

ISSN: 2238-6890 (edição on-line)


Universidade Federal de Lavras - UFLA - Departamento de Administração e Economia
Campus Universitário - Cx. Postal 37 - CEP 37200-000
Lavras - MG - Tel.: 35 3829 1441
Comentários e sugestões: revistadae@dae.ufla.br

Copyright 2011 - Todos os Direitos Reservados