Os novos rumos da estratégia de marketing no mercado farmacêutico

Autores

  • Gisleine Fregoneze Corrêa Universidade de São Paulo
  • Luciel Henrique de Oliveira Escola de Administração de Empresas de Empresas de São Paulo - EAESP

Palavras-chave:

marketing, estratégia, indústria farmacêutica, promoção de vendas

Resumo

A indústria farmacêutica investe sua força de vendas em contatos com os médicos, realizando visitas e divulgando os seus produtos com o intuito de que esses prescrevam seus medicamentos. Este artigo aborda a estruturação do mercado farmacêutico, e as práticas de marketing usadas pelos laboratórios. Descreve-se como o marketing é trabalhado no relacionamento com os médicos, e com os proprietários de farmácias e drogarias. São apresentados e discutidos os casos dos laboratórios Aché e Boehringer Ingelheim, que servem como referência para o estudo. O trabalho mostra a dificuldade resultante da falta de médicos, falta de assistência e a concorrência desleal e injusta entre produtos éticos e os promocionais bonificados. Percebeu-se que as indústrias devem melhorar suas ações de orientação e promoção de vendas junto aos médicos, porém o trabalho a ser desenvolvido nos pontos de distribuição e vendas dos produtos farmacêuticos deverá ser diferente do realizado com a classe médica. São sugeridas formas de incrementar o marketing em dois públicos, o de médicos e de farmácias. As estratégias de marketing podem ser incrementadas, proporcionando um aumento nas vendas. É importante ainda investir mais na informação e na educação dos pacientes, estimulando-os a buscar informações sobre seus problemas e discutir com seus médicos, o que começa a ser feito pelas práticas de PDC (propaganda direta ao consumidor).

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Publicado

2011-04-04

Como Citar

CORRÊA, G. F.; DE OLIVEIRA, L. H. Os novos rumos da estratégia de marketing no mercado farmacêutico. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 10, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/76. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos