POTENCIAL E ESTRUTURA DE MERCADO NO MUNICÍPIO DE CRUZÍLIA, MG: VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE FEIRA LIVRE

Autores

  • Dariana Zanella Martinhago Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR
  • Ricardo Pereira Reis Universidade Federal de Lavras
  • Claudia Maria Miranda de Araújo Pereira nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - campus Barbacena/MG

Palavras-chave:

Comercialização, Hortifrutigranjeiro, Feira Livre, Agricultura Familiar

Resumo

O presente estudo foi realizado com o objetivo central de avaliar o potencial de mercado, sua estrutura e a viabilidade econômica na comercialização de hortifrutigranjeiros, por agricultores familiares, no município de Cruzília, MG, visando à implantação de uma feira livre. Para isso, foram identificados os canais e os fluxos de comercialização, as margens de comercialização, e os hábitos do comportamento dos consumidores. Entre os principais resultados foi possível concluir que a maior parte dos hortifrutigranjeiros comercializados no município em estudo procede de produtores rurais da região, com exceção das hortaliças (folhagem), que são demandadas de produtores do próprio município. Outro ponto importante verificado foi em relação à margem de comercialização, constatou-se que, para todos os produtos analisados, a participação relativa ao produtor (PRP) foi alta. Conclui-se que há potencial de mercado para a implantação de uma feira livre no município de Cruzília, MG. Dessa forma, é necessário que seja feito um planejamento sobre todas as providências a serem tomadas e todas as parcerias a serem feitas.

Downloads

Publicado

2014-01-30

Como Citar

MARTINHAGO, D. Z.; REIS, R. P.; PEREIRA, C. M. M. de A. POTENCIAL E ESTRUTURA DE MERCADO NO MUNICÍPIO DE CRUZÍLIA, MG: VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE FEIRA LIVRE. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 15, n. 3, 2014. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/732. Acesso em: 23 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos