DO NORDESTE BRASILEIRO PARA O MERCADO INTERNACIONAL: COMO OS RECURSOS CONTRIBUEM PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO?

Autores

  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Walter Fernando Araújo de Moraes Universidade Federal de Pernambuco
  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Internacionalização, recursos, pesquisa qualitativa

Resumo

Os recursos estratégicos podem facilitar o atendimento às demandas de mercado, considerando isso, esta investigação centra-se no seguinte problema de pesquisa: Como recursos estratégicos influenciam o processo de internacionalização do negócio de beneficiamento de amêndoas do Grupo FAN, ao longo do tempo? Por meio de um estudo de caso em retrospectiva, os dados foram coletados principalmente através de visitas técnicas e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que a organização adotou três fases, a fim de se tornar internacional: exportação; subsidiária integral; subsidiária de compra. Verificou-se que os recursos estratégicos relacionados ao produto, ao local e ao empreendedor propiciaram a internacionalização.

Downloads

Publicado

2014-01-30

Como Citar

LEITE, Y. V. P.; MORAES, W. F. A. de; SALAZAR, V. S. DO NORDESTE BRASILEIRO PARA O MERCADO INTERNACIONAL: COMO OS RECURSOS CONTRIBUEM PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO?. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 15, n. 3, 2014. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/730. Acesso em: 23 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos