Custos de mensuração e governança no agronegócio: um estudo de casos múltiplos no sistema agroindustrial da carne bovina

Autores

  • Silvia Morales de Queiroz Caleman Universidade de São Paulo
  • Renato Luiz Sproesser Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Décio Zylberstajn Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

carne bovina, governança, competitividade, economia dos custos de transação, teoria dos custos de mensuração

Resumo

A Teoria dos Custos de Mensuração (TCM) é, ao lado da Economia de Custos de Transação (ECT), um importante aporte teórico para estudar as transações econômicas. Para a TCM, a mensuração dos atributos é uma variável chave para a identificação das formas eficientes de coordenação das transações. A aplicação da TCM no estudo da coordenação de sistemas agroindustriais (SAG) é o contexto desta pesquisa, em que objetivou-se identificar os mecanismos de governança adotados no SAG da carne bovina. Estudam-se cinco subsistemas em que avaliam-se os atributos da transação, de acordo com a ECT, e o seu grau de mensurabilidade (TCM). Considerando a ECT, observa-se a existência de um gradiente crescente de coordenação em função do aumento da especificidade do ativo, partindo do extremo do mercado spot, exemplificado pelo subsistema carne commodity e chegando à integração vertical, exemplificada pelo subsistema carne orgânica. O mesmo gradiente é observado ao se considerar como variável explicativa a mensurabilidade dos atributos, com exceção do subsistema carne orgânica. Conclui-se que a TCM é um arcabouço teórico que se aplica ao estudo dos sistemas agroindustriais, apresentando uma análise convergente à oferecida pela ECT, sendo, porém, mais flexível e operacional.

Downloads

Publicado

2011-04-04

Como Citar

CALEMAN, S. M. de Q.; SPROESSER, R. L.; ZYLBERSTAJN, D. Custos de mensuração e governança no agronegócio: um estudo de casos múltiplos no sistema agroindustrial da carne bovina. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 10, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/71. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos