MENSURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS DE TRANSAÇÃO ARCADOS POR PRODUTORES DE LEITE NOS MERCADOS FORMAL E INFORMAL DA REGIÃO DE SÃO CARLOS, SP

  • Fernec Istavan Bánkuti
  • Hildo Meirelles de Souza Filho
  • Sandra Mara Schiavi Bánkuti
Palavras-chave: Custo de transação, sistema agroindustrial do leite, mercado informal

Resumo

A mensuração e análise de custos de produção e de transação representam uma importante ferramenta de auxílio à tomada de decisões e compreensão do comportamento de agentes em um dado ambiente institucional. Enquanto os primeiros são bastante abordados na literatura, os segundos são pouco analisados, principalmente de maneira empírica. Este artigo apresenta, a partir da aplicação de 125 questionários e de revisão teórica, uma análise e mensuração dos custos de transação arcados por dois grupos de produtores rurais da região de São Carlos, SP. A definição dos grupos foi feita a partir da utilização da técnica de agrupamento (clusters), tendo como variável de análise a proporção de leite destinada ao mercado informal. As teorias da Nova Economia Institucional e Economia dos Custos de Transação foram utilizadas como referencial teórico. Pôde-se concluir que os custos de transação são baixos para os dois grupos, sendo superiores para produtores que participam, majoritariamente, no mercado informal quando comparados com produtores que participam, majoritariamente, do mercado formal. Além disso, verificou-se uma baixa frequência de contratos formais. Fato esse, explicado pela elevada frequência de transações e o conseqüente estabelecimento de reputação.
Publicado
04-04-2011
Como Citar
BáNKUTI, F.; FILHO, H.; BáNKUTI, S. MENSURAÇÃO E ANÁLISE DE CUSTOS DE TRANSAÇÃO ARCADOS POR PRODUTORES DE LEITE NOS MERCADOS FORMAL E INFORMAL DA REGIÃO DE SÃO CARLOS, SP. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 10, n. 3, 4 abr. 2011.
Seção
Artigos