TRANSAÇÕES ENTRE PRODUTORES E FRIGORÍFICOS NO SETOR DE OVINOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: UMA ABORDAGEM PELA ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO

Autores

  • Jaqueline Laurino Joris Universidade Anhanguera
  • Olivier Francois Vilpoux Universidade Católica Dom Bosco

Palavras-chave:

Mercado spot, governanças, contratos, arranjos híbridos

Resumo

Apesar do potencial de produção da ovinocultura, importações são necessárias para suprir parte do consumo nacional. Essa situação verifica-se no Estado de Mato Grosso do Sul, principal produtor do Centro-Oeste. Como existem condições técnicas favoráveis para criação de ovinos no Estado, as dificuldades de coordenação entre produtores e indústrias precisam ser avaliadas. A pesquisa identificou a influência das características das transações, a partir da teoria da Economia dos Custos de Transação, sobre os arranjos institucionais adotados. Após entrevista com o Presidente da Câmara estadual de ovinocultura, um questionário foi aplicado a 45 produtores do Estado e a dois frigoríficos, um de Mato Grosso do Sul e um de São Paulo. Os resultados confirmam a forte participação da agricultura familiar na produção e a grande informalidade do setor. A especificidade dos ativos é muito baixa para produtores e elevada para frigoríficos. Essas características explicam a preferência dos produtores pelo mercado spot, enquanto relações contratuais seriam mais vantajosas para frigoríficos. A resolução do antagonismo entre necessidades de produtores e indústrias passa pela profissionalização dos criadores e pela redução da especificidade nos frigoríficos, por meio da diversificação.

Downloads

Publicado

2013-10-24

Como Citar

JORIS, J. L.; VILPOUX, O. F. TRANSAÇÕES ENTRE PRODUTORES E FRIGORÍFICOS NO SETOR DE OVINOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: UMA ABORDAGEM PELA ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 15, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/679. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos