PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA INTERPRETAÇÃO DOS PROBLEMAS COMPLEXOS E PARA INICIATIVAS COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE: APLICAÇÃO AO DESAFIO DE PRODUZIR ALIMENTOS E BIOCOMBUSTÍVEIS

Autores

  • Marcelo Fernandes Pacheco Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Eugenio Avila Pedroso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tania Nunes Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Alimentos, crise de energia, sustentabilidade

Resumo

O mundo vive um duplo desafio: de produzir alimentos e energia. O agronegócio está no centro desse dilema social, envolvendo tanto aspectos sobre volumes de produção e produtividade, quanto sobre a forma de produzi-los. Além disso, existe a discussão sobre a necessidade de se estabelecer um trade-off entre a produção de alimentos e energia. Quanto à forma de produção, o aspecto central é sobre como são utilizados os recursos existentes, principalmente, quando ocorre a degradação dos mesmos. Essas discussões indicam a necessidade de interpretar e propor soluções para esse duplo desafio numa perspectiva complexa. Nesse sentido, o presente ensaio sugere um framework para a interpretação de problemas complexos e para iniciativas com foco em sustentabilidade, que foi aplicado ao contexto do desafio de produzir alimentos, energia e biocombustíveis. A base teórica contemplou duas abordagens. A primeira abordagem foi a dos “Princípios da Complexidade”, que possibilitou apoiar uma sistemática para entender a realidade, distinguindo e reunindo as diversas realidades existentes, sem perder a noção global. A segunda abordagem foi a da Gestão Estratégica da Sustentabilidade, que possibilitou sistematizar etapas para o planejamento de ações mais sustentáveis para atuar nesse contexto. Por fim, foi possível inferir características desejáveis que outras abordagens poderiam contemplar, com vistas a indicar soluções mais adequadas a este contexto.

Downloads

Publicado

2013-10-24

Como Citar

DIAS, M. F. P.; PEDROSO, E. A.; SILVA, T. N. PROPOSIÇÃO DE UM FRAMEWORK PARA INTERPRETAÇÃO DOS PROBLEMAS COMPLEXOS E PARA INICIATIVAS COM FOCO EM SUSTENTABILIDADE: APLICAÇÃO AO DESAFIO DE PRODUZIR ALIMENTOS E BIOCOMBUSTÍVEIS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 15, n. 2, 2013. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/675. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos