HÁBITOS ALIMENTARES FORA DO LAR: UM ESTUDO DE CASO EM LAVRAS – MG

  • Ana Elisa de Avelar Universidade Federal de Lavras
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: Alimentação fora do lar, hábitos alimentares, segmentação de mercado

Resumo

Objetiva-se, neste artigo , identificar os hábitos alimentares fora do lar, de consumidores da cidade Lavras, Minas Gerais. Para isso,utilizou-se como instrumento de coleta de dados a triangulação de três métodos: a observação, as entrevistas semiestruturadas e umsurvey, adaptando o instrumento de pesquisa desenvolvido e adotado por Warde e Martens (2000). Destacaram-se como principaisresultados: a busca da variedade como um diferencial da alimentação fora do lar;a conveniência como um elemento importante emgrande parte das ocasiões de consumo;a maior intensidade de consumo e atitudes mais favoráveis à alimentação fora do lar por partede pessoas mais jovens, de maior renda e maior escolaridade. Por meio de análise de cluster e discriminante foram identificados 2segmentos de mercado, sendo um deles mais jovem, com maior renda e escolaridade que o outro. Assim, tem-se um grupo mais jovemque se alimenta fora do lar com maior frequência e se apresenta mais propício às mudanças nos hábitos alimentares, enquanto o grupomais velho tem uma postura mais conservadora com relação à realização das refeições fora de casa. Além disso, motivações diferentespara o consumo relacionadas com a ocasião se fazem importantes, diferenciando o mercado em situações hedônicas x situaçõesfuncionais.
Publicado
13-08-2013
Como Citar
DE AVELAR, A. E.; DE REZENDE, D. HÁBITOS ALIMENTARES FORA DO LAR: UM ESTUDO DE CASO EM LAVRAS – MG. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 15, n. 1, 13 ago. 2013.
Seção
Artigos