EFICIÊNCIA PRODUTIVA DE UNIDADES AGROPECUÁRIAS: UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO NÃO-PARAMÉTRICO ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
Palavras-chave:
Desempenho, eficiência, conversão de insumos em produtos, DEAResumo
No sentido de auxiliar as empresas a medirem suas eficiências em seus processos produtivos e analisarem seus posicionamentos no contexto competitivo em que estão inseridas, propôs-se, neste artigo apresentar e discutir uma metodologia de análise e avaliação do desempenho organizacional. Utiliza-se um método não-paramétrico (Análise Envoltória de Dados – DEA) para analisar o desempenho relativo de onze produtores de leite de cabra de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com base em informações de múltiplos insumos e produtos, no período de setembro de 2004 a setembro de 2005. A metodologia possibilita a análise de como cada DMU (Unidade Tomadora de Decisão) pode combinar da melhor forma seus inputs na obtenção de seus outputs. Para a modelagem DEA, foi utilizado o modelo CRS (Retornos Constantes de Escala), com orientação insumo. Os resultados indicam que as ineficiências apresentadas se dão pelo uso excessivo de inputs, que poderiam ser diminuídos, sem alterar o nível de produção.Downloads
Publicado
2011-04-04
Como Citar
STEFFANELLO, M.; MACEDO, M. A. da S.; ALYRIO, R. D. EFICIÊNCIA PRODUTIVA DE UNIDADES AGROPECUÁRIAS: UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO NÃO-PARAMÉTRICO ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA). Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 11, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/60. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos