AVALIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE IRRIGAÇÃO: O MÉTODO QUASE EXPERIMENTAL DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO APLICADO AO PROJETO JAÍBA

Autores

  • Paulo Ricardo da Costa Reis Universidade Federal de Viçosa
  • Suely de Fátima Ramos Silveira Universidade Federal de Viçosa
  • Pedro Eni Lourenço Rodrigues Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Ciências Sociais Aplicadas

Resumo

Objetivou-se, neste trabalho, avaliar os impactos da Política Nacional de Irrigação (PNI), na bacia do rio São Francisco no Norte do Estado de Minas Gerais, mais especificamente, os impactos do Projeto Jaíba Etapa I. Esse projeto, implantado em 1975, no município de Manga, foi o primeiro e maior perímetro irrigado da região, ocupando uma área irrigável de 24.752 hectares. Do ponto de vista metodológico, foi utilizado um método quase experimental de avaliação de impacto para verificar os fatores que caracterizavam os municípios da bacia no período anterior às ações da PNI, bem como definir um grupo de municípios não beneficiados com a construção do Projeto Jaíba (grupo de controle) para comparação com o município de Manga (beneficiado), cujo território abrangia os atuais municípios de Jaíba e Matias Cardoso. As análises realizadas demonstraram que os impactos do projeto se manifestaram de formas diferentes em relação aos indicadores examinados, sendo os indicadores econômicos os mais atingidos. Assim, conclui-se que o Projeto Jaíba alcançou parcialmente os resultados esperados, pois, se por um lado, ocorreram impactos positivos na produção agrícola, na geração de empregos e no crescimento do PIB per capita, por outro, nota-se que o projeto não teve força suficiente para impulsionar os indicadores desenvolvimento humano e distribuição de renda do município beneficiado.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo da Costa Reis, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando em Administração

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora Associada do Departamento de Administração e Contabilidade

Pedro Eni Lourenço Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância

Downloads

Como Citar

REIS, P. R. da C.; SILVEIRA, S. de F. R.; RODRIGUES, P. E. L. AVALIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE IRRIGAÇÃO: O MÉTODO QUASE EXPERIMENTAL DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO APLICADO AO PROJETO JAÍBA. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 14, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/575. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos