CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • André Gustavo Carvalho Machado Universidade Federal da Paraiba
  • Walter Fernando Araújo de Moraes Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Agronegócio, estratégia, customização em massa

Resumo

Objetivou-se ,neste artigo,analisar como a customização em massa está sendo desenvolvida por uma empresa pertencente ao agronegócio. A estratégia de pesquisa selecionada foi de estudo de caso único. A escolha pela empresa deve-se ao fato de a mesma ser uma das pioneiras na produção customizada de formulados e misturas protéicas para o mercado brasileiro e se inserir no setor de agronegócio, o qual não tem sido contemplado nas pesquisas associadas às estratégias de customização em massa. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada em cinco fases. Os resultados demonstraram que dois critérios foram observados na seleção de componentes dos produtos a serem customizados: o atendimento à legislação e a intercambialidade das matérias-primas. Ao se diagnosticar a extensão da customização no processo produtivo, constatou-se que essa tarefa pode ocorrer em três estágios distintos: projeto, fabricação e embalagem. Utilizam-se, concomitantemente, duas estratégias de customização em massa: modulariação por mix e postergação da manufatura. Por fim, foi possível constatar quatro principais habilitadores para a customização em massa: projeto do produto, flexibilidade do sistema produtivo, tecnologia de informação e manufatura baseada no tempo.

Biografia do Autor

Walter Fernando Araújo de Moraes, Universidade Federal de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Administração

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Como Citar

MACHADO, A. G. C.; MORAES, W. F. A. de. CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA NO AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 14, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/572. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos