AVALIAÇÃO DA CAFEICULTURA PELA ABORDAGEM DO CUSTEIO VARIÁVEL EM PROPRIEDADES NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DO BRASIL

Autores

  • Fabrício Teixeira de Andrade
  • Luiz Gonzaga de Castro Júnior Universidade Federal de Lavras
  • Cássio Henrique Garcia Costa Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Operational costs, ponto de equilíbrio, margem de contribuição, cafeicultura

Resumo

Estimaram-se, neste estudo, os custos operacionais de produção e a margem de contribuição real e potencial proveniente da cafeicultura em cidades nos estados de Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e São Paulo, principais regiões produtoras do Brasil. Além disso, buscou-se inferir o ponto equilíbrio da atividade, produção na qual os custos operacionais totais se igualam à receita total. Os dados foram levantados em: Três Pontas, Santa Rita do Sapucaí, Patrocínio e Manhumirim no estado de Minas Gerais; Jaguaré e Iúna, no Espírito Santo; Altinópolis, em São Paulo e Ribeirão do Pinhal, no estado do Paraná. Em relação à margem de contribuição, os resultados indicam que as produtividades potenciais a aumentam consideravelmente. O aumento do ponto de equilíbrio (sacas por hectare), em decorrência da elevação dos custos operacionais, para a consecução da produtividade potencial é compensado pelo aumento significativo no número de sacas produzidas, o que reduz de forma consistente os custos operacionais unitários. Pode-se concluir que a cafeicultura apresenta ganhos com o aumento da produtividade.

Biografia do Autor

Fabrício Teixeira de Andrade

Mestre em Administração

Luiz Gonzaga de Castro Júnior, Universidade Federal de Lavras

Professor do Departamento de Administração e Economia

Cássio Henrique Garcia Costa, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Administração Professor temporário do Departamento de Administração e Economia

Downloads

Como Citar

ANDRADE, F. T. de; JÚNIOR, L. G. de C.; COSTA, C. H. G. AVALIAÇÃO DA CAFEICULTURA PELA ABORDAGEM DO CUSTEIO VARIÁVEL EM PROPRIEDADES NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS DO BRASIL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 14, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/570. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos