LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE ETANOL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A VIABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE ALCOOLDUTOS A PARTIR DO CENTRO OESTE DO BRASIL

Autores

  • Camila Cunha Coutinho Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Peter Fernandes Wanke Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Etanol, duto, pesquisa operacional, modelo de otimização

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, um modelo de otimização para avaliar a viabilidade da utilização de dutos para a distribuição do etanol no Brasil. Primeiramente, houve a análise dos volumes captados em dutos existentes; depois, a análise dos volumes em locais ainda sem rede dutoviária. Baseados em dados reais, diferentes cenários foram considerados com o objetivo de determinar a configuração ótima, tanto em termos de traçados quanto de volumes captados, de cada região servida pelo sistema dutoviário. O modelo proposto foi resolvido usando o AIMMS 3.12, software de modelagem matemática. Os resultados indicaram que alcooldutos são economicamente viáveis sempre que ligando produtores do Centro-Oeste a instalações localizadas no estado de São Paulo. Por outro lado, houve pequena ou nenhuma viabilidade sempre que conectando Minas Gerais a Goiás.

Biografia do Autor

Camila Cunha Coutinho Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente de Pesquisa Instituto COPPEAD de Administração

Peter Fernandes Wanke, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto – Centro de Estudos em Logística, Infraestrutura e Gestão – CELIG Instituto COPPEAD de Administração

Downloads

Como Citar

BARROS, C. C. C.; WANKE, P. F. LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE ETANOL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A VIABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE ALCOOLDUTOS A PARTIR DO CENTRO OESTE DO BRASIL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 14, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/569. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos