O COMPROMISSO COMO MODERADOR DA INFLUÊNCIA DA SATISFAÇÃO E DA IDENTIFICAÇÃO NA COMUNICAÇÃO BOCA A BOCA: UMA ANÁLISE JUNTO A CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

Autores

  • Francisco José da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Davi Montefusco Universidade Estadual do Ceará
  • Marcelo Correia Lima Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Boca a boca, satisfação, compromisso, identificação, alimentos orgânicos

Resumo

O estudo foi realizado com o objetivo de analisar a relação entre os temas satisfação, compromisso, identificação e boca a boca. Partiu-se da evidência de uma lacuna teórica na relação entre estes tópicos e procura apresentar uma contribuição, considerando a realidade específica do consumo de alimentos orgânicos. Foi procedida uma revisão de literatura, a partir da qual foram enunciadas seis hipóteses envolvendo os temas definidos. Para avaliar as hipóteses, foi realizado um estudo de campo envolvendo 134 consumidores, na cidade de Fortaleza, CE. O teste das hipóteses foi feito por meio da técnica análise de regressão e as principais conclusões foram: (1) a relação entre satisfação e boca a boca, nos produtos verificados, é parcial quando se analisa em conjunto a identificação do cliente; (2) o compromisso e a identificação são influenciadores consistentes da comunicação boca a boca e (3) há variações na interação entre os construtos, incluindo-se a mediação do compromisso na relação entre identificação, satisfação e boca a boca.

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Publicado

2011-04-04

Como Citar

DA COSTA, F. J.; MONTEFUSCO, D.; LIMA, M. C. O COMPROMISSO COMO MODERADOR DA INFLUÊNCIA DA SATISFAÇÃO E DA IDENTIFICAÇÃO NA COMUNICAÇÃO BOCA A BOCA: UMA ANÁLISE JUNTO A CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 11, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/55. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos