Mobilização de Recursos e Competitividade no Mercado de Vinhos Finos: uma análise da vitivinicultura de São Joaquim, SC
Palavras-chave:
Vitivinicultura, Competitividade, Visão Baseada em Recursos, São JoaquimResumo
As novas tendências do mercado consumidor de vinhos finos mundial têm desafiado as organizações a observarem de forma mais eficiente os seus recursos estratégicos, visando a competitividade e a sustentabilidade do negócio. Tendo por base a abordagem da Competitividade e da Visão Baseada em Recursos, em conjunto com o estudo de determinados padrões e tendências de mercado, objetivou-se neste artigo, avaliar como determinadas categorias de recursos estão sendo desenvolvidas para promover a competitividade dos vinhos finos de São Joaquim-SC, uma região produtora nova e ainda pouco estudada. Para tal finalidade, foram utilizados instrumentos analíticos de cunho exploratórios-descritivos, direcionados a experts envolvidos com o setor vitivinícola de São Joaquim. Como resultado, para os padrões de competitividade e tendências de mercado elencados, observou-se que a criação e manutenção da imagem, a diferenciação valorizando as especificidades locais, o domínio sobre canais de distribuição e o acesso a informações do mercado consumidor foram considerados como muito importantes para o setor, por mobilizarem conjuntamente diferentes recursos de base. Cabe apontar que para os experts, os recursos organizacionais são fundamentais para consolidar as vantagens competitivas.Downloads
Publicado
2011-04-04
Como Citar
BLUME, R.; HOFF, D. N.; PEDROZO, E. Ávila. Mobilização de Recursos e Competitividade no Mercado de Vinhos Finos: uma análise da vitivinicultura de São Joaquim, SC. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 11, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/54. Acesso em: 15 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos