FATORES CONDICIONANTES DO VOLUME DE CONTRATOS FUTUROS DE SOJA NEGOCIADOS NA BOLSA DE MERCADORIAS & FUTUROS (BM & FBOVESPA)
Palavras-chave:
Contratos futuros, soja, cointegração, VEC, causalidade de GrangerResumo
O mercado futuro é um instrumento de proteção e administração de risco imprescindível, mas ainda pouco explorado na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&FBOVESPA), no que diz respeito ao contrato futuro de soja. Isso é notado quando se visualiza o volume de negócios, que é uma essencial medida de liquidez do mercado. Assim, este trabalho teve como objetivos identificar e avaliar os fatores condicionantes do volume de contratos futuros de soja negociados na BM&FBOVESPA. A metodologia englobou uma análise feita no âmbito das séries temporais, com teste de causalidade de Granger, cointegração e modelo vetorial de correção de erro (VEC), em um período entre 2003 e 2009, com dados compreendendo observações semanais do volume de negócios, contratos em aberto e preço futuro da soja da BM&FBOVESPA e da Chicago Board of Trade (CBOT). Conclusões: as séries de preço e contratos em aberto, tanto da BM&FBOVESPA quanto da CBOT, são consideradas importantes condicionantes do volume de negócios da BM&FBOVESPA, visto que seus valores defasados melhoram a previsão do volume, pois apresentam sincronia com o volume em curto e longo prazo e são fatores que causam esse volume, aferidos pelos testes de causalidade de Granger, VEC e decomposição da variância.Downloads
Publicado
2012-09-05
Como Citar
CASTRO JÚNIOR, L. G. de; GUIMARÃES, R. de S.; SÁFADI, T. FATORES CONDICIONANTES DO VOLUME DE CONTRATOS FUTUROS DE SOJA NEGOCIADOS NA BOLSA DE MERCADORIAS & FUTUROS (BM & FBOVESPA). Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/511. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos