DIFERENCIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO NA AGROINDÚSTRIA ARROZEIRA DO RIO GRANDE DO SUL
Palavras-chave:
Arroz, diversificação, diferenciação, estratégia e agroindústriaResumo
Este estudo apresenta a visão da cadeia produtiva, sob a ótica da diversificação e diferenciação nas empresas gaúchas de beneficiamento de arroz. Os objetivos deste trabalho são: identificar os produtos diversificados e diferenciados que as empresas oferecem no mercado; discutir a percepção das empresas em relação a este mercado; estudar as informações utilizadas pelas empresas para tomada de decisão; e discutir os motivos que limitam a entrada das empresas na produção diversificada e diferenciada. O referencial teórico aborda a diferenciação e diversificação para a indústria. Foram entrevistadas 10 empresas dentre as 20 maiores beneficiadoras de arroz do Rio Grande do Sul. As entrevistas foram semi-estruturadas e realizadas no período de agosto a dezembro de 2006. O modelo proposto analisa o ambiente institucional e organizacional, a linha de produtos atual, informações de mercado, necessidades dos consumidores, necessidades tecnológicas, informações de engenharia, fornecedores de matéria-prima, diferenciação e diversificação. Os resultados apresentam as estratégias das empresas e as alternativas encontradas para conquistar novos mercados e manter os já existentes. O estudo identificou os produtos diversificados e diferenciados que as empresas oferecem ao mercado, com destaque para iniciativas diversificadas como produtos à base de soja, sucos de frutas, outros grãos e massas; e produtos diferenciados, como o arroz colorido, arroz com ferro, arroz semipronto, risotos e embalagens diferenciadas, por exemplo.Downloads
Publicado
2012-09-05
Como Citar
MIRITZ, L. D.; WAQUIL, P. D. DIFERENCIAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO NA AGROINDÚSTRIA ARROZEIRA DO RIO GRANDE DO SUL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/507. Acesso em: 17 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos