APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) PARA AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA DE USINAS DE AÇÚCAR E ÁLCOOL DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Alexandre Pereira Salgado Junior
  • Carlos Alberto Grespan Bonacim
  • Antônio Carlos Pacagnella Junior
Palavras-chave: Usinas Sucroalcooleiras, Etanol, Eficiência Operacional e Análise Envoltória de Dados (DEA)

Resumo

Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar a relação entre o tamanho e a eficiência operacional de usinas de açúcar e álcool da região Nordeste do estado de São Paulo. Para isso foi conduzido um survey, que quantificou o consumo dos principais recursos (inputs) e a geração dos produtos (outputs), de uma amostra aleatória composta por vinte e seis usinas da região estudada, o que permitiu a sua classificação em função de tamanho. Além disso, foi possível realizar a criação de um ranking de eficiência operacional, por meio da utilização da técnica de análise envoltória de dados (DEA), cujas variáveis foram selecionadas pelo método stepwise. Os resultados sugerem a não existência de uma relação direta entre tamanho e eficiência operacional, o que pode ser explicado por aspectos técnicos associados aos recursos utilizados. Essa pesquisa fornece subsídios para que os gestores das usinas da região estudada possam melhor estruturar suas estratégias operacionais.
Publicado
04-04-2011
Como Citar
JUNIOR, A.; BONACIM, C.; JUNIOR, A. APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) PARA AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA DE USINAS DE AÇÚCAR E ÁLCOOL DA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 11, n. 3, 4 abr. 2011.
Seção
Artigos