GESTÃO DE DISTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS ATACADISTAS DE FLV NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE - PE: O CASO DE DUAS EMPRESAS

  • Lucilene do Nascimento Mendes
  • Jearbes Alexandre da Silva
  • Luiz Andrea Favero
Palavras-chave: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Economia dos Custos de Transação, Mercado Atacadista

Resumo

O mercado nacional de frutas, legumes e verduras (FLV) vem crescendo significativamente nos últimos anos. Contudo, devido à grande perecibilidade destes produtos, a qualidade dos mesmos está condicionada a processos de padronização, seleção, classificação, embalagem e transporte adequados, a fim de evitar perdas elevadas. Para tanto, é necessária uma perfeita sintonia entre os agentes deste mercado, de forma a oferecer com agilidade e eficiência um produto de qualidade ao consumidor. Como os produtores raramente executam estes processos, cabe aos segmentos a jusante realizá-los, como o segmento atacadista (CEASAs e empresas atacadistas). Buscou-se analisar, no presente trabalho, os sistemas de comercialização de duas empresas atacadistas de FLV na região metropolitana de Recife, a partir das teorias da gestão da Cadeia de Suprimentos e Economia dos custos de transação. Foram observadas características similares entre as empresas, como a falta de uma maior capacitação para a gestão do empreendimento das empresas, forte concentração na tomada de decisão e baixa preocupação com a capacitação da mão de obra. A contratação entre fornecedores e clientes só é formalizada quando estritamente necessário. As formas de comercialização privilegiam primeiramente o preço, depois a qualidade do produto.
Publicado
04-04-2011
Seção
Artigos