CRIAÇÃO E USO DO CONHECIMENTO NAS COMUNIDADES DE PRÁTICA: O CONTEXTO DE UMA COOPERATIVA AGRÍCOLA

Autores

  • Erlaine Binotto
  • Elisabete Stradiotto Siqueira
  • Flávio José Simioni

Palavras-chave:

Criação de conhecimento, comunidade de prática e cooperativa agrícola

Resumo

Objetivou-se, neste artigo, demonstrar os aspectos presentes na criação de conhecimento em propriedades rurais vinculadas a uma cooperativa agrícola. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo de caráter qualitativo. É realizado um estudo de caso, utilizando-se de documentação e observação in loco, questionário, entrevista e focus group. Os dados obtidos possibilitaram o desenvolvimento de uma figura representativa dos aspectos envolvidos na criação de conhecimento. Os resultados demonstraram que, para a ocorrência da criação de conhecimento, é necessária a existência de grupos de relacionamento e de certa liderança em nível de propriedade, de comunidades de prática (CoPs) ou da cooperativa. A forma de conduzir os negócios pode afetar o modo como se dá a criação de conhecimento. Por exemplo, numa propriedade em que as pessoas buscam socializar, questionar e inovar constantemente evidencia-se haver maior espaço para transformar conhecimento tácito em explícito. O aspecto cultural e o estilo das relações, bem como a forma de conduzir os negócios podem afetar o modo como se dá a criação de conhecimento. Há um grande percurso entre o produtor rural ter conhecimento e a capacidade de torná-lo atitude que traga bons resultados nos negócios.

Biografia do Autor

Erlaine Binotto

Professora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade
Federal da Grande Dourados

Elisabete Stradiotto Siqueira

Universidade Federal Rural do Semi Árido

Flávio José Simioni

Centro de Educação Superior do Oeste – da Universidade do Estado de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

BINOTTO, E.; SIQUEIRA, E. S.; SIMIONI, F. J. CRIAÇÃO E USO DO CONHECIMENTO NAS COMUNIDADES DE PRÁTICA: O CONTEXTO DE UMA COOPERATIVA AGRÍCOLA. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 3, 2012. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/435. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos